quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FILME: PRO UM DIA NASCER FELIZ

O filme Pro Dia Nasser Feliz começou falando do espaço escolar na cidade de Manari no Estado de Pernambuco, mostrando o descaso do Poder Público em relação à educação. Dessa forma, o que se aponta é a falta de estrutura das escolas, dos transportes e também a falta de motivação dos professores em relação aos alunos ou vice-versa.
Isso implica na péssima qualidade do ensino que se desenvolve nessa cidade, justamente porque a verba que era para a manutenção escolar acabava sendo divida entre outros órgãos públicos e deixando os alunos num ambiente precário sem nenhuma estrutura física adequada tanto para os alunos quanto para os professores.
Por isso, segundo o depoimento da menina os banheiros não tinham condições de ser usado, porque não havia papel higiênico e nem descarga, isso mostra que a educação vem enfrentando vários tipos de problemas os mais graves são a falta de comprometimento, motivação, interesse e outros por parte de alguns alunos em relação aos estudos e também a falta de compreensão e responsabilidade dos professores em acreditar na capacidade e desempenho dos mesmos.
              Isso retrata no depoimento onde uma jovem aluna é acusada pela a professora de redação de não ser autora de suas próprias palavras que estavam escritas no poema, só porque eram bem estruturadas as suas falas.
Isso revela uma realidade clara vivenciada pela educação no Brasil. Devido à falta de preparação dos professores para lidar com essas diferença social, cultural e econômica que diz respeito à valorização dos alunos. Dessa forma é preciso motivar os professores através de curso de capacitação para aprimorar seus conhecimentos no que diz respeito ao ensino e  aprendizado .
Portanto as escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro mostram uma verdadeira desigualdade entre o ensino público e privado. Isso que dizer que existem uma diferença social entre elas onde o instrumento mais valioso continua sendo a classe social de cada um.
Pois a maioria dos alunos da escola pública pertence às famílias de baixa renda, com condições mínimas de habitação, alimentação, como relata o filme..., e muitas vezes esse modo de vida interfere no comportamento do aluno tornando agressivo e desinteressado, para mudar esse quadro a escola precisa mudar sua metodologia para que o espaço escolar se torne agradável e prazeroso aos alunos.
Para isso é necessária o apoio das políticas públicas para a valorização e reconhecimento desses alunos ao contrário das escolas privadas onde os alunos tem todos os recursos mais nem todos valorizam adequadamente para seu desenvolvimento escolar, pois no filme mostra  que os mesmos ficam pelos corredores conversando e namorando enquanto o professor esta na sala dando  aula.
No filme dava para perceber que a maneira que os alunos tanto da escola pública e privada tinham os mesmos comportamentos isso reflete na importância que os alunos estão dando ao ensino que é desenvolvido na escola. Mais não, sabendo eles que o estudo é o caminho para novos horizontes na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário